lunes, 8 de enero de 2007

DJ BIOFATRANCE. ENTREVISTA AO SITE VIBERS (PORTUGUES)

-Nome artístico?

Alguns me chaman BIOFA outros BIOFATRANCE....

-Estilo musical?

Electronica/trance/psychedelic

-Uma musica?

Turbulence (Xerox and Illumination), uma musica que tem a energia que busco passar nos sets.

-Um DJ?

Fiuzz (Spectral Rec.) PT, uma maquina!!!

-Você produz suas musicas?

Nao toco ainda o que produzo. Em 2007 pretendo me aprofundar mais nesse mundo "plugins", que é a produçao. Já estive criando base e track em reason, cubase, live e nuendo. Cada um tem suas vantagens. O live é mais "limpo", tem um layout mais bonito, mas é ideia para apresentaçoes em direto. O reason, um mundo, me pareceu muito carregado e com uma masterizaçao que deixa a desejar. Cubase e Nuendo sao da mesma familia, mas indico o Nuendo pelas posibilidades de conexoes e outras vantagens que te permite em relaçao aos controles MIDI externos. Em resumo, o cara pira um pouco. Já veremos o resultado.

-Um desejo?

Que todos possam ter as mesmas oportunidades!

-Uma frase?

O sábio cuida da sua saúde para prolongar seu tempo, curtam com responsabilidade!!

-A quanto tempo você é DJ?

Em 1992 tive a oportunidade de ter uma residencia de um ano no Casino Royale(RS), depois um amigo me ensinou alguns truques, mas há 4 ano que decidi me dedicar, estudar as técnicas e se envolver na produçao musical e de eventos.

-Sua visão sobre a cena musical local?

Espanha esta nascendo agora para o trance. Existe uma grande diferença entre a visao brasileira e a realidade européia com relaçao a Raves e Festivais.A realidade européia se divide entre a facilidade de recursos para a produção musical e, por outro lado, em matéria de eventos se resume aos grandes festivais como Fullmoon(Julho na Alemanha - http://www.fullmoon-festival.com/), o Boom Festival (Agosto em Portugal - http://www.boomfestival.org/), Soulclipse - Turquia (com representaçao do DJ Feio http://www.soulclipse.com/), Marrocos com o off do – Camp Desert View, The Oracle - Genkaku, em Israel 28 de abril de 2006, com participação brasileira a cargo de DJ Zaidan - Acidance Rec….ou por iniciativas dos coletivos (grupos de djs, deco, visuales, malabares em um conceito de comunidade), que são, em realidade, quem produz a maioria dos eventos.

Os locais que tocam psychedelic na Espana por exemplo são bem reduzuzidos contando com 2 salas em Madrid, 3 em Barcelona e 1 em Valencia com calendario fixo. A principal característica apesar das temperaturas nada agradáveis, é o Open Air, longe da cidade e com mapas publicados as vésperas por nem sempre contar com a autorização da prefeitura local para realizar os eventos.

Dois aspectos estão sendo cruciais neste lento crescimento dessa cultura na Espanha, a exemplo do Brasil, segue uma filosofia acima de tudo, criando uma nova “religião”, também desenvolvida no Brasil como é o caso da ITD (Igreja do Trance Divino), a qual sou pastor, fundada por Cacau Gonzaga, reune artistas com a sensibilidade para descobrir a verdade que se esconde atrás do manto música e da nossa mente. Nomes de produtores nacionais como Magnetizer Project, aka Ricardo Grecco ja fazem parte desta iniciativa que não segue os moldes do cristianismo e sim de um algo novo que surgiu desta energia trancendental que existe no universo psychedelic. A outra, não menos importante é a riqueza visual e uma figura que as vezes passa uma pouco desapercibida, mas esta figura geralmente define, entre outras coisas, o nome de um dj, uma festa ou um projecto (uma dj me perguntou essa semana que nome deveria usar? Eu respondi que depende da energia que quer transmitir): a decoração fluor, a luz negra, as estruturas geométricas, os fios de la, canudos que imitam formas, painéis, cores, figuras da cultura hindu, mais precisamente a figura de SHIVA, aliens, factales, visuales que misturam imagens reais, do nosso contidiano como um metrô, com imagens criadas para emanar mais que uma luz, uma vibração. Outras vezes nos remete ao espaço e ao que pode existir la fora através de túneis e formas.

-O que você espera das pessoas?

Que encontrem seu caminho, atraves da suas intuiçoes e que por fim se deem conta que só existe uma verdade. Existe algo mais e as vezes as pessoas têm medo de olhar.

-O que esta acontecendo com o mundo?

Estao ouvindo musica ruim rsrsrsr,daí a violência e toda desigualdade social, explico: " Masaru Emoto, cientista japonês, demonstrou como o efeito de determinados sons, palavras, pensamentos, sentimentos alteram a estrutura molecular da água. A técnica consiste em expor a água a esses agentes, congelá-la e depois fotografar os cristais que se formam com o congelamento. Se um simples obrigado muda uma molécula de água, imaginem o que uma prece, palavras de amor, fraternidade, encorajamento, amizade, podem fazer percorrendo nosso corpo carregado de água. (70% nao se esqueça) Se acontece fora do nosso corpo, ocorrerá dentro dele também, cada vez que agirmos com amor e retidão! Mas convém lembrar que o inverso também ocorrerá com palavras ou sentimentos de ódio, inveja, vingança,etc. E é com isso que a gente pode adoecer, com água carregada de energia má e destrutiva. Muitas doenças começam a partir de nós! Contudo, se quisermos, tudo acabará a partir de nós também! Assim sendo, Se água poluída faz mal à saúde, pensamentos e palavras ruins também o fazem! Qual a molécula que nós queremos dentro de nós? Se agirmos com amor, verdade, retidão, paz e bene-volência, conseguiremos reestruturar nossas vidas, dando-lhes felicidade, saúde e beleza interior! Em resumo : ouça boa música!!!

-Uma marca?

SINERGIA CREW

-Um local?

Acampamento Katasis, Ibiza Espanha, onde se reune os promotores e produtores do psy de raiz em ibiza. (existe uma clara divisao na ilha entre os katarsis y os "spuns", o primeiro tem uma visao mais poetica da vida enquanto o segundo tem uma tendencia comercial elitista, mas frequentam as festas organizadas por um o outro, o amanhecer é magico, nao da lugar a diferenças)

-Um lugar bonito?

Cachoeira do Horto, Jardim Botanico, RJ

-Uma cena que lhe marcou?

A primeira vez que eu vi meu filho.

-Bem ou mal? E porque?

Bem. vivemos num universo de fluxo e refluxo. Voltará a você toda energia que emanaste.

-Projetos no presente e futuro?

Levo um projecto que se chama NAMASTE PROJECT, que conta com uma webradio, onde apresento sets de djs que estao começando e seçoes de artistas consagrados, reproduçoes de programas e entrevistas de israel. Ja realizamos duas festas em madrid em 2005 e 2006. A ediçao 2007 esta prevista para abril. O primeiro track pela katarsis records de ibiza esta previsto para este ano tambem. Tenho confirmado o convite para tocar no festival do ITD, em julho, em alto paraíso, GO. Possivelmente incluirei algo no Rio, Sao Paulo, Belem, Santa Catarina e Minas...rsrsrs e as privates que pintarem.

-Um sonho?

Voltar a viver no Brasil numa comunidade trance, galera com boa vibe, produzir uns sons, perto do mar e da montanha. Em resumo o sonho de todos: ser feliz a todo momento.

-Uma festa inesquecível?

Tribe of Frog Festival, Alicante Spain (um festival perfeito em energia, organizaçao, clima...showww, existe alguns videos no youtube)




-Uma casa noturna?

Ya´sta Club, Madrid (C, valverde, 10 Gran Via.

-Fale de você!

Um reggaero de raiz que um dia aterrizou numa rave com uns amigos e nunca mais foi o mesmo. Aqueles sons, aquelas luzes e a alegria nos rostos de cada um me levou a um estado de trance. Eu queria ir além...poder alterar o curso da historia contada em um set. Felizmente tive a oportunidade de vir a Europa ver que nao é nada daquilo, com meus propios olhos. Em materia de apredizagem e aceso a tecnologia pode ser considerado um aspecto positivo, mas tive a oportunidade de tocar 3 vezes em ibiza este ano e nao deixa nada a desejar as raves do Rio.

-Mande sua mensagem!

Psy vibes, Namaste!

No hay comentarios: